Como comer com hashi

Gastronomia

Apesar de extremamente popular no Brasil a culinária japonesa tem certos rituais e detalhes que nem sempre são seguidas pelos brasileiros. Mas, com algum esforço e dedicação, é possível se portar à mesa como um legítimo japonês. O primeiro passo é esquecer garfos e facas. Facas são consideradas instrumentos de luta e não são adequadas para se ter mesa, segundo a tradição japonesa. Por isso vamos mostrar para você como usar o hashi.

Hashi é o par de varetas utilizadas como talheres em países como o Japão.  Normalmente os tradicionais são feitos de bambu, madeira e metal.  Os modernos costumam ser de metal. Diz a tradição oriental que ele foi inspirado no bico das garças. O tamanho do hashi varia de acordo com a idade da pessoa que irá usá-lo.  Crianças até dois anos usam a versão com comprimento de cerca de 13 centímetros. As de três e quatro anos utilizam o hashi de quatorze e quinze centímetros respectivamente. Esse número vai aumentando e a partir dos 13 anos eles já usam o de 20 centímetros de comprimento.  Mas, de forma geral, a melhor forma de se determinar isso é medir a distância entre os dedos indicador e polegar.  Faça um angulo de 90º entre os dois dedos e tire a medida entre a ponta dos dois. Depois multiplique o resultado por 1,50 e você terá o tamanho do hashi que deve usar.  Em restaurantes existem o tamanho padrão masculino e o feminino. O primeiro tem cerca de 20 centímetros e o segundo aproximadamente 21 centímetros. Mesmo com todas estas medidas e regras acima o que mais vale é o princípio que você deve usar o hashi com o tamanho que você se sente mais confortável.

Como segurar o hashi

Agora que você já sabe o tamanho do hashi a ser usado é a vez de umas dicas pra dominar a técnica correta para segurar e manipulá-lo.  Não é difícil, mas requer um pouco de prática. A haste que fica embaixo deve passar entre o dedo indicador e o polegar e ficar apoiada no anelar. Agora com os estes mesmos três dedos, indicador, médio e anelar, segure a outra haste, como se fosse pegar uma caneta. Para abrir e fechar para pegar o alimento movimente a haste usando os dedos indicador e médio. Apenas as pontas do lado do alimento irão se abrir, a parte mais larga virada para você vai se movimentar, mas não vão se tocar enquanto você come. Treinando e sendo insistente em pouco tempo você conseguirá seguir o hashi de forma segura e precisa.

Algumas regras de etiqueta

Mas não basta apenas dominar a técnica e segurar o hashi corretamente, é preciso saber como usar isso na hora de comer para não cometer gafes.  Afinal ninguém que passar vergonha à mesa. Para isso basta seguir umas regrinhas básicas de etiqueta oriental. Enquanto não estiverem em uso o hashi deve estar sempre apontado para o lado esquerdo. Além disso, não se esqueça de não os deixe sobre o prato após comer.  Também não se deve introduzir o hashi verticalmente em pratos com arroz e outros alimentos, eles devem estar sempre inclinados. Quando for se servir lembre-se de ir direto ao prato que tem interesse e fique atento a não ficar remexendo o alimento, principalmente arroz, com ele. Muitas pessoas também esfregam um “pauzinho” no outro para retirar eventuais lascas. Se não for uma ocasião formal tudo bem, mas caso seja não faça isso, é deselegante. Por último, nunca insira seu hashi na comida de outra pessoa. Em qualquer ocasião, formal ou não, isso é considerado falta de educação.

 

 

Deixe uma resposta