Conheça os exames para entrar bem na terceira-idade

Bem estar

Nesta faixa etária a prevenção é essencial

Nos últimos trinta anos, de acordo com o Ministério da Saúde, houve um aumento da expectativa de vida do brasileiro: de 62 para 73 anos. Desta forma é cada vez mais importante ficar atento às doenças que têm como fatores de risco a idade. Por isso selecionamos uma lista de exames essenciais para a terceira idade:

Hemograma e colesterol
Este exame ajuda a identificar diversos aspectos da sua saúde, principalmente os males do coração. Ele consegue avaliar o colesterol, o perfil lipídico, AVC ou hipertensão arterial. Já o hemograma avalia doenças como anemia e outras possíveis infecções.

TSH
O exame do nível do TSH (o hormônio estimulante da tireoide) é essencial para verificar se existe alterações significativas no funcionamento da tireoide que possa necessitar de tratamento. .

Densitometria óssea
A densitometria óssea é um exame usado para medir a massa óssea ou a densidade dos ossos. Este exame é feito normalmente anualmente, mas isso pode mudar conforme orientação.

Colonoscopia
A colonoscopia é uma exame que consegue identificar mudanças da mucosa intestinal que podem se tornar uma câncer. Tratar estas mudanças já reduz o risco da doença.

Raio-X de tórax
O raio-x de tórax é essencial para quem é fumante. Após os 50 anos é importante para se verificar o estado dos pulmões.

Eletrocardiograma
O eletrocardiograma verifica a frequência cardíaca e suas oscilações. Este exame permite ao médico verificar alterações, como arritmias, insuficiência cardíaca e outras cardiopatias.

Deixe uma resposta