Dicas para planejar suas próximas férias

Bem estar

Planejar é essencial para que suas férias saiam dentro do planejado e você possa aproveitá-la ao máximo

O primeiro passo é óbvio, mas poucas pessoas o seguem: não viaje sem planejamento. Todo o tempo que você passar planejando suas férias nunca será um tempo desperdiçado. Tome nota de tudo que você vai precisar e pesquisa bastante para conseguir bons preços e promoções.

Outro passo, também na fase de planejamento, é acompanhar a cotação do dólar e do euro, caso vá viajar para o exterior. Não vale a pena comprar a moeda estrangeira que você precisa de uma vez só. Pelo contrário, acompanhe as cotações e compre em poucas quantidades de cada vez para limitar eventuais prejuízos.

Mas os dois primeiros passos não valem de nada se você não anotar e organizar suas anotações. O jeito mais fácil são as boas e velhas planilhas. Lá você pode colocar anotações, links e outras informações que você precisará consultar. Ainda pode usar fórmulas para monitorar os custos das férias conforme você for detalhando as informações.

Com tudo planejado e anotado é hora de fazer as reservas. E não é só o hotel: carro, passeios e as passagens aéreas. Se você não for viajar com um pacote fechado, lembra-se de verificar estes itens com antecedência para gastar menos.

Além das cotações das moedas locais é sempre bom ver as vantagens que seu cartão de crédito dispõe para compras no exterior. Cheques de viagem e cartões de crédito pré-pagos são outras boas opções. Usando esta variedade a seu favor você nunca ficará na mão.

Sabe o que muitas pessoas esquecem de planejar e fazem correndo? Arrumar as bagagens! É chato e cansativo mas essencial. Faça um check list do que é preciso levar e não se esqueça de ver detalhes do clima local na época da viagem.

Se você o trajeto for longo (ainda mais se for viajar com crianças) lembre-se de de incluir na bagagem de mão livros e um tablet com conteúdo já armazenado, assim não é preciso ficar dependendo da internet. Isso fará o tempo passar bem mais rápido.

Por último lembra-se das vacinas. Veja se as obrigatórias estão em dia e se é preciso tomar alguma específica para o local da suas férias. Isso deve ser visto com antecedência por conta da disponibilidade de algumas vacinas e do tempo que ela demora para agir no organismo.

Deixe uma resposta