Vida saudável

Bem estar

Todos nós desejamos ter saúde, mas o que estamos dispostos a fazer para ter um estilo de vida saudável, ou seja, uma rotina que ajude nosso organismo?

Esse artigo ajudará você a tomar certo cuidados, ao mesmo tempo em que se sente feliz e satisfeito com a vida. Você vai ler sobre os riscos da automedicação, a importância de apoio familiar para um estilo saudável e os perigos da falta de sono. Equilíbrio, acima de tudo, vai te ajudar a continuar na direção correta. Então, continue lendo para descobrir detalhes que podem fazer diferença na sua vida.

 

  • Automedicação: um risco?

“Uma das características notáveis na medicina do século 20 tem sido o desenvolvimento de novas drogas”, diz The New Encyclopædia Britannica. Mas ela diz também: “Provavelmente, os remédios são a maior causa de envenenamento.” De fato, os remédios podem tanto curar como causar danos. Os anorexígenos, ou comprimidos para emagrecer, “atuam no sistema nervoso e com isso podem desencadear sintomas adversos como: mudança de comportamento, insônia ou muito sono e, em alguns casos, até alucinações”, explica a autora Cilene de Castro. “Mas quem pensa que os anorexígenos atuam apenas como inibidores do apetite, engana-se. Uma cápsula pode ser o início de um círculo vicioso, repleto de remédios, cada um contrabalançando o efeito do outro”, acrescenta.

Muitos medicamentos comuns podem causar irritação no estômago e até mesmo náusea, vômitos e hemorragia. Certos medicamentos podem viciar, ou prejudicar os rins e o fígado.

Até mesmo produtos de saúde populares podem ser suspeitos. “Esse modismo em torno de suplementos vitamínicos é extremamente perigoso”, alerta o Dr. Efraim Olszewer, presidente de uma associação médica brasileira. “Não apenas a população está se automedicando, como alguns médicos despreparados estão receitando fórmulas aleatórias, sem levar em conta os riscos.” Outro médico, contudo, acrescenta que os suplementos vitamínicos em doses apropriadas podem ser necessários, ou benéficos, no tratamento de certas doenças e deficiências.

 

  • A união faz a força

Casais que procuram adotar um estilo de vida mais saudável têm mais chances de ter êxito do que a pessoa que tenta fazer isso sozinha, diz a revista New Scientist, da Grã-Bretanha. Essa é a conclusão a que chegou uma pesquisa feita com 1.204 casais, publicada na revista Archives of Family Medicine. Stephen Pyke, da Escola de Higiene e Medicina Tropical de Londres, diz: “As chances de conseguir parar de fumar, de diminuir o colesterol e de perder peso são maiores quando o casal entra junto nesse empreendimento.”

 

  • Perigos da falta de sono

“Os pesquisadores estão ficando cada vez mais preocupados com o número de pessoas que dormem muito pouco. A falta de sono crônica, avisam, pode ter consequências prejudiciais tanto para nós como para as pessoas à nossa volta”, informa o The Toronto Star.

“As pessoas privadas de sono perdem energia e ficam irritadiças. Após dois dias sem dormir, o indivíduo sente que é difícil concentrar-se por muito tempo. . . . Engana-se com frequência, especialmente em trabalhos rotineiros, e às vezes sua atenção falha. . . . Quem passa sem dormir mais de três dias tem grande dificuldade em pensar, ver e ouvir claramente. Tem períodos de alucinação, durante os quais vê coisas que na realidade não existem”, informa a Enciclopédia Delta Universal.

Os testes descobriram que depois de quatro dias sem dormir, a pessoa só conseguia realizar alguns trabalhos de rotina. Os trabalhos que requeriam atenção ou mesmo agilidade mental mínima tornaram-se insuportáveis. A perda de concentração e agilidade mental não foi o pior. Depois de quatro dias e meio, houve sinais de delírio, e as percepções visuais se tornaram bastante desnaturais.

A falta de sono pode levar a problemas maiores. Mais de um motorista sonolento já dormiu ao volante ao dirigir, acarretando acidentes fatais. A falta de sono também pode levar a problemas familiares e no casamento, porque a insônia persistente torna a pessoa mais irritadiça e difícil de conviver. Uma boa noite de sono é mais importante do que alguns talvez imaginem.

 

Gostou das informações? Tenha certeza de que equilibrar as várias tarefas da vida sempre vai ter trazer bons resultados. Um estilo de vida saudável está, sim, ao seu alcance!

Veja mais sobre o assunto  Clique aqui

2 comments

Deixe uma resposta